Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cristo-Rei, símbolo de Almada.

“CRISTO – REI”



A 17 de Maio de 1959 inaugurou-se o Monumento a Cristo Rei, em Almada.                            
Foi o termo de um projecto que durou 21 anos. Este Santuário foi construído com a ajuda de pessoas anónimas. Salientamos a generosidade de todos os portugueses de “aquém e além-mar”, que numa situação económica e social difíceis, deram corpo a este projecto.


 Cardeal D. Manuel Gonçalves Cerejeira, Patriarca de Lisboa, em visita ao Cristo do Corcovado 


(Rio de Janeiro - Brasil), em 1934 , concebeu a ideia de construir em Lisboa um monumento a Jesus Cristo, regressado ao Patriarcado anunciou este desejo aos bispos de Portugal. 

A ideia foi bem aceite pelos bispos como o haveria de ser pelos fiéis portugueses que se empenharam a fundo na construção do Monumento a Cristo Rei. Seria inaugurado em 17 de Maio de 1959, em grande festa e também com a presença do Arcebispo do Rio, em agradecimento a Deus pela paz em Portugal na segunda guerra mundial. 

As razões motivadoras para levar por diante a construção do Santuário de Cristo Rei estão bem evidentes nas Cartas Pastorais colectivas do Episcopado Português de 1937, 1946 e 1959. 

A ideia da construção do monumento a Cristo rei nasceu em tempo de guerra sangrenta: 
primeiro em Espanha e, depois em muitos países da Europa e de outros continentes. 

O monumento foi sonhado como acto de agradecimento a Deus pelo facto de Portugal ter sido poupado à intervenção directa na guerra, e como acto de fé e de desagravo a Deus ofendido por armas e por ideologias iníquas.

Só após o fim da guerra, em Maio de 1945, se anunciou, na Pastoral colectiva de 18 de Janeiro 
de 1946, a decisão de cumprir o voto de levantar o Monumento a Cristo Redentor. As obras terminariam apenas em 1959, graças à generosidade e empenho dos católicos. 

Devido a vários factores de ordem eclesial e social, novas sensibilidades surgiram e a imagem de Cristo Rei, aos poucos passou a ser vista como uma memória histórica pertencente ao passado, vista por muitos como um excelente miradouro sobre a cidade de Lisboa.

O Cristo-Rei é um monumento religioso localizado no concelho de Almada, em Portugal. Situa-se a uma altitude de 113 metros acima do nível do Tejo, sendo constituído por um pórtico projectado pelo arquitecto António Lino, com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, com 28 metros de altura, obra do escultor português Francisco Franco de Sousa.

O pedestal, incluindo o pórtico, eleva-se a 82 metros de altura. O monumento a Cristo-Rei constitui a maior atracção turística do concelho de Almada, a seguir às famosas praias da Costa de Caparica. Este monumento é o melhor miradouro com vista para a cidade de Lisboa, oferecendo uma ampla vista sobre a capital e sobre a Ponte 25 de Abril. É uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura.

Ao entrar no recinto do Santuário, o peregrino/visitante é convidado a fazer uma experiência de peregrinação, visitando vários locais até tocar os pés da imagem de Cristo Rei.
No hall de entrada do Monumento, estão dois quadros a óleo, um que retrata a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, pelo Papa João Paulo II a 25 de Março de 1984, na Praça de S. Pedro; o outro retrata a Queda do Muro de Berlim, a 9 de Novembro de 1989. Estas duas obras estão assim, intimamente ligadas à mensagem de Paz deste santuário.
Entrando no Monumento, no seu lado direito, encontra uma sala dedicada ao Papa Beato João XXIII, com 8 quadros a óleo alusivos à Encíclica “Pax in Terris” escrita por este Papa.

Estes quadros transmitem a mensagem de que o Universo viverá em harmonia num clima de Paz se todos os homens promoverem os seus direitos e cumprirem os seus deveres.

No cimo está a Capela dos Confidentes do Coração de Jesus. Ao lado da Capela está a zona das recordações que os peregrinos/visitantes poderão adquirir.

No terraço contempla-se a linda imagem de Cristo Rei, bem como o Seu Divino Coração esculpido no peito.

Se o tempo permitir usufruirá de uma vista magnífica num raio superior a 20 Km. Pode contemplar a cidade de Lisboa com os seus bairros típicos e monumentos históricos, como por exemplo o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Palácio da Ajuda, Vale de Alcântara, Mosteiro de São Vicente de Fora, Castelo de São Jorge, Ponte Vasco da Gama, etc.

O terraço pode-se ainda ver a Baía do Seixal, o Mar da Palha, bem como a Serra da Arrábida e o Castelo de Palmela. Em dias com pouca nebulosidade ainda podemos observar a Serra de Sintra, com o seu Palácio da Pena e a zona do Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra.



Vídeos:

A história do santuário do Cristo-Rei:





Cristo-Rei de Almada abraça Portugal:





TITO COLAÇO
03.08.11
Fonte:  http://www.cristorei.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário