Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Cultura Deve Ser Uma Descoberta Individual de Cada um de Nós



A Cultura Deve Ser Uma Descoberta Individual de Cada um de Nós

Não se deve intervir, não nos devemos meter nos problemas que cada um tem com a leitura. Não devemos sofrer por causa das crianças que não lêem, perder a paciência. Trata-se da descoberta do continente da leitura. Ninguém deve encorajar nem incitar outra pessoa a ir ver como ele é. Já existe excessiva informação no mundo acerca da cultura. Devemos partir sós para esse continente. Descobri-lo sozinhos. Operarmos sozinhos esse nascimento.
Por exemplo, em relação a Baudelaire, devemos ser os primeiros a descobrir o seu esplendor. E somos os primeiros. E, se não formos os primeiros, nunca seremos leitores de Baudelaire. Todas as obras-primas do mundo deveriam ser encontradas pelas crianças nos despejos públicos, e lidas às escondidas dos pais e dos mestres.
Por vezes, o facto de se ver alguém a ler um livro no metro, com grande atenção, pode provocar a compra desse livro. Mas não quanto aos romances populares. Aí, ninguém se engana quanto à natureza do livro. Os dois géneros nunca estão juntos nas mesmas mãos. Os romances populares são impressos em milhões de exemplares. Com a mesma grelha aplicada, em princípio, há uns cinquenta anos, os romances populares desempenham a sua função de identificação sentimental ou erótica. Depois de os terem lido, as pessoas abandonam-nos nos bancos públicos, no metro, e serão apanhados por outras pessoas e novamente lidos. Isso será ler? Sim, penso que sim, é ler como se toma um remédio, mas é ler, é ir buscar a leitura ao exterior de si próprio e ingeri-la e fazê-la sua e dormir e cair no sono para, no dia seguinte, ir trabalhar, juntar-se a milhões de outras pessoas, a solidão matricular, o esmagamento. 

Marguerite Duras
"Mundo Exterior "

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Forçado não resulta.
Se dermos o exemplo, e motivarmos os garotos, eles acabam por gostar.

Elias disse...

É verdade Pedro Coimbra, o incentivo é importante, e nos variados tipos de formato para além do papel, que hoje existem, deveria haver mais hábitos de leitura, mas porventura os jogos digitais, ocupam as preferências dos mais jovens em detrimento dos livros, mas como pais, devemos tentar sempre inverter a situação, semeando o "vício" de ler para cultivar uma mente mais aberta e informada, na preparação de um futuro melhor.

Enviar um comentário