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quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mens agitat molem...







   Mens agitat molem...




















  A mente universal  

A mente universal manifesta-se na arte como intuição e imaginação; na religião manifesta-se como sentimento e pensamento representativo; e na filosofia ocorre como liberdade pura de pensamento. 
Na história mundial a mente universal manifesta-se como actualidade da mente, na sua integridade de internalidade e de externalidade. 
A história do mundo é um tribunal porque, na sua absoluta universalidade, o particular, isto é, as formas de culto, sociedade e espíritos nacionais em todas as suas diferentes actualidades, está presente apenas como ideal, e aqui o movimento da mente é a manifestação disto mesmo...
A história do mundo não é o veredicto da força, isto é, de um destino cego realizando-se a si mesmo numa inevitabilidade abstracta e não-racional.
Pelo contrário, porque a mente é razão implícita e explicitamente, e porque a razão é explícita para si mesma, na mente, enquanto conhecimento, a história do mundo é o desenvolvimento necessário, decorrente da liberdade da mente, dos momentos da razão e, deste modo, da autoconsciência e da liberdade da mente. 
A história da mente é a sua acção. 
A mente é apenas o que faz, e a sua acção faz dela o objecto da sua própria consciência. 
Através da história, a sua acção ganha consciência de si mesma como mente, e apreende-se na sua interpretação de si mesma para si mesma. Esta apreensão é no seu ser e no seu princípio, e a realização desta apreensão numa dada fase é simultaneamente a rejeição dessa fase e a sua elevação a uma fase mais elevada. 


Georg Hegel
"Filosofia do Direito"























































TITO COLAÇO
II____IV____MMXIV








Fiat lux!











Fiat lux!













  Tudo está ao nosso alcance  


A vida traz a cada um a sua tarefa e, seja qual for a ocupação escolhida, álgebra, pintura, arquitectura, poesia, comércio, política, todas estão ao nosso alcance, até mesmo na realização de miraculosos triunfos, tudo na dependência da selecção daquilo para que temos aptidão: comece pelo começo, prossiga na ordem certa, passo a passo. 
É tão fácil retorcer âncoras de ferro e talhar canhões como entrelaçar palha, tão fácil ferver granito como ferver água, se você fizer tudo na ordem correcta. 
Onde quer que haja insucesso é porque houve titubeio, houve alguma superstição sobre a sorte, algum passo omitido, que a natureza jamais perdoa. 
Condições felizes de vida podem ser obtidas nos mesmos termos. A atracção que elas suscitam é a promessa de que estão ao nosso alcance. 
As nossas preces são profetas. 
É preciso fidelidade; é preciso adesão firme. Quão respeitável é a vida que se aferra aos seus objectivos! 
As aspirações juvenis são coisas belas, as suas teorias e planos de vida são legítimos e recomendáveis: mas você será fiel a eles? 
Nem um homem sequer, receio eu, naquele pátio repleto de gente, ou não mais que um em mil. E, se tentar cobrar deles a traição cometida, e os faz relembrar de suas altas resoluções, eles já não se recordam dos votos que fizeram. 
(...)
A corrida é longa, e o ideal, legítimo, mas os homens são inconstantes e incertos. O herói é aquele imovelmente centrado. 
A principal diferença entre as pessoas, parece ser ao que um homem é capaz de se sujeitar a obrigações das quais podemos depender, é obrigável; e outro não é. 
Como não tem a lei dentro de si, não há nada que o prenda. 


Ralph Waldo Emerson
"Considerations by the way"














Como a semente lançada, que pode cair nas pedras, ou num campo fértil, ou simplesmente morrer.
Se não a lançar, nunca saberá.











































TITO COLAÇO
II___IV___MMXIV