Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Alerta da PJ sobre Lavagem de Dinheiro!

PJ denuncia advogados por lavagem de dinheiro. 




"Os advogados são cada vez mais procurados por políticos e gestores corruptos para disfarçar a origem de dinheiro sujo, diz a Judiciária, mas parecem ignorar a lei do branqueamento. Em 2011, não denunciaram uma só suspeita à PJ. "Cada vez mais, os branqueadores de capitais, nomeadamente os PEP [Pessoas Expostas Politicamente] corruptos, procuram o aconselhamento ou serviços de profissionais especializados, em particular, os advogados, para ajudar e facilitar as suas operações financeiras, que envolvam esquemas de grande complexidade, visando disfarçar a origem e a propriedade do dinheiro", assinala o relatório que a Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária acaba de elaborar sobre a sua actividade em 2011."


15/03/2012 


___________________________________________________________________________


Dinheiro sujo a vestir-se de honestidade, na tentativa encapotada por pseudo-honestos, numa sociedade de vista grossa. 

São bem notórios todos os casos mediáticos que vêm à superfície do grande e profundo oceano, que é o Oceano das actividades ilícitas e "lavagem" dos respectivos rendimentos, tão extenso quanto as visões versus consciências individuais e colectivas, assim o permitem.


O exercício da Advocacia, que se pauta pela nobreza da defesa de valores como a honestidade, a probidade, a rectidão e a sinceridade do advogado de forma inquestionáveis, para este, estas virtudes tradicionais são obrigações profissionais. tal como obriga o seu Código  Deontológico. 



 Nesta promiscuidade com alegados Indivíduos, nomeadamente os PEP (Pessoas Expostas Politicamente) corruptos ou alegadamente corruptos, o auxílio da Advocacia, directa ou até indirectamente, mancha bastante, a sua imagem e prestígio, que na sua projecção popular, já não goza, infelizmente, do carácter exemplar e íntegro, de outros tempos, na nossa sociedade, em que o Advogado nunca negligenciaria a sua ética profissional. 


Mas, como em muitas outras profissões, também nesta, já há muito, que já não é, o que foi (pelo menos em Portugal, visto que holywoodescamente falando, por exemplo, a Máfia sempre teve profissionais, de toda a ordem, ao seu serviço...).

TITO COLAÇO
18.03.12

0 comentários:

Enviar um comentário