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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Across the horizon…

















Across 
the
horizon















"Sabe, no caso da maioria de nós, a mente é ruidosa, tagarelando consigo mesma sem parar, fala ou tagarela sobre alguma coisa, ou tenta falar com ela mesma, convencer a si mesma de algo; está sempre se movimentando, ruidosa. E desse ruído, agimos. Qualquer acção nascida do ruído gera mais ruído, mais confusão. Mas se observar e aprender o que significa se comunicar, a dificuldade da comunicação, a não-verbalização da mente, isto é, que comunica e recebe comunicação, então como a vida é movimento, na sua acção, se movimentará natural e livremente, facilmente, sem qualquer esforço, para esse estado de comunhão. E nesse estado de comunhão, se examinar mais profundamente, descobrirá que não está apenas em comunhão com a natureza, com o mundo, com tudo à sua volta, mas também em comunhão consigo mesmo."

"Varanasi 2nd Public Talk 22nd November 1964"
































"Senhores, quando verdadeiramente amam, quando o vosso coração está pleno, saberá o que é empenhar-se sem esforço, viver sem conflito. É a mente que não ama que se contenta com elogios, aprecia a adulação e evita o insulto, que precisa de uma multidão, uma plataforma, que precisa de confusão; mas tal mente, tal coração, não conhecerá o amor. 

O homem cujo coração está cheio com as coisas da mente, o seu mundo é um mundo de mito, e sob os mitos ele vive; mas aquele que está livre de mitos conhece o amor.


"The mirror of relationship: Love, Sex and Chastity"























"Se é inteligente, se tem a capacidade, se tem a energia, então é comparativamente simples estudar o problema. O perfeito estudo do problema é a própria resposta; a resposta não está distante do problema. Mas para estudar, para descobrir a verdade do problema, precisa de energia, precisa de vitalidade, e essa vitalidade e essa energia é destruída quando está a seguir alguém, quando está a seguir o seu guru, quando está a seguir o seu líder político ou um sistema económico. Toda a sua energia criativa se perde ao seguir alguma coisa, ao disciplinar a sua mente a um padrão de acção. Quando o líder fracassa, quando o líder morre, quando alguma coisa acontece, você fica sozinho."

"Talks in India 1953"












"Consciente ou inconscientemente nos recusamos a ver a essencialidade de estar passivamente consciente porque de facto não queremos deixar os nossos problemas; pois o que seríamos sem eles? Nós antes nos prenderíamos a algo que conhecemos, embora doloroso, do que nos arriscaríamos na busca de algo que quem sabe aonde nos levaria. Com os problemas, pelo menos, estamos familiarizados; mas o pensamento de ir ao encalce do causador deles, não sabendo aonde nos levará, cria em nós medo e estupidez. A mente estaria perdida sem o aborrecimento dos problemas; ela se alimenta de problemas, sejam eles problemas do mundo ou da cozinha, políticos ou pessoais, religiosos ou ideológicos assim, os nossos problemas nos fazem limitados e insignificantes. 
Uma mente que está consumida pelos problemas do mundo é tão insignificante quanto a mente que se preocupa com o progresso espiritual que está supostamente a fazer. 
Os problemas sobrecarregam a mente com medo, pois, problemas reforçam o ego, o “eu” e o “meu”. Sem problemas, sem aquisições e fracassos, o ego não existe.
"Commentaries on living, Series I, Chapter 49, Problems and escapes"


















"A maioria de nós está acostumada a fugir imediatamente quando surge um problema, e consideramos muito difícil ficar com o problema, apenas observá-lo sem interpretar, condenar ou comparar, sem tentar alterá-lo ou fazer alguma coisa com ele. Isso exige a completa atenção da pessoa, mas para a maioria de nós nenhum problema é tão sério que nós queiramos dar a ele a nossa completa atenção, pois levamos uma vida muito superficial, e facilmente nos satisfazemos com respostas loquazes, reacções rápidas. Queremos esquecer o problema, afastá-lo e procurar alguma outra coisa. Apenas quando o problema nos toca intimamente, como no caso da morte, ou uma completa falta de dinheiro, ou quando o marido ou a esposa nos deixou, só então o problema pode se tornar uma crise. Mas nós nunca permitimos que um problema provoque uma crise na nossa vida; sempre o empurramos com explicações, com palavras, com as várias coisas que usamos como defesa.

"Talks by Krishnamurti in Saanen, 1964"











"Uma das principais perguntas que a pessoa deve se fazer é esta: quão longe ou a que profundeza pode a mente penetrar em si mesma? Essa é a qualidade da seriedade porque implica vigilância a toda estrutura do próprio ser psicológico com os seus impulsos, as suas compulsões, o seu desejo de realização, e as suas frustrações, as suas misérias, esforços e ansiedades, as suas lutas, sofrimentos, e os inumeráveis problemas que tem. A mente que perpetuamente tem problemas não é absolutamente uma mente séria, mas a mente que compreende cada problema quando ele surge e o dissolve imediatamente de modo que ele não é levado para o dia seguinte, tal mente é séria.
Em que a maioria de nós está interessada? 
Se temos dinheiro, nos voltamos para as chamadas coisas espirituais, ou diversões intelectuais, ou discutimos arte, ou pintamos para nos expressar. Se não temos dinheiro, o nosso tempo é usado dia após dia para ganhá-lo, e ficamos presos nessa miséria, na sua infindável rotina e aborrecimento. A maioria de nós é treinada para funcionar mecanicamente em alguma profissão, ano após ano. Temos responsabilidades, esposa e filhos para sustentar, e presos neste mundo louco tentamos ser sérios, tentamos nos tornar religiosos; vamos à igreja, aderimos a esta organização religiosa ou àquela, ou talvez, ouvimos falar destes encontros, e como temos férias, viemos para cá. Mas nada disso produzirá esta extraordinária transformação da mente."

"The book of life"










"Devemos, acho, olhar o problema como um todo, não uma parte particular desse problema, não como um segmento ou um fragmento dele, mas o problema total do viver, que inclui ir ao escritório, a família, amor, sexo, conflito, ambição e a compreensão do que é a morte e também se existe alguma coisa chamada Deus, ou verdade, ou que nome se dê. Devemos compreender a totalidade deste problema. Essa vai ser a nossa dificuldade, porque estamos muito acostumados a agir e reagir a um dado problema e não a ver que todos os problemas humanos estão interligados. 
Assim parece que provocar uma revolução psicológica completa, é muito mais importante do que uma revolução económica ou social, desorganizar um estabelecimento particular, neste país ou em França, ou na Índia, porque o problema é muito mais profundo do que meramente se tornar um activista, ou aderir a determinado grupo, ou retirar-se para um mosteiro para meditar, ou aprender Zen ou ioga."


"You are the world"


JIDDU KRISHNAMURTI





















"O principal defeito da vida é ela estar sempre por completar, haver sempre algo a prolongar. Quem, todavia, quotidianamente der à própria vida `os últimos retoques´ nunca se queixará de falta de tempo; em contrapartida, é da falta de tempo que provém o temor e o desejo do futuro, o que só serve para corroer a alma. Não há mais miserável situação do que vir a esta vida sem se saber qual o rumo a seguir nela; o espírito inquieto debate-se com o inelutável receio de saber quanto e como ainda nos resta para viver. Qual o modo de escapar a uma tal ansiedade? 
Há um apenas: que a nossa vida não se projecte para o futuro, mas se concentre em si mesma. Só sente ansiedade pelo futuro aquele cujo presente é vazio. 
Quando eu tiver pago tudo quanto devo a mim mesmo, quando o meu espírito, em perfeito equilíbrio, souber que me é indiferente viver um dia ou viver um século, então poderei olhar sobranceiramente todos os dias, todos os acontecimentos que me sobrevierem e pensar sorridentemente na longa passagem do tempo! 
Que espécie de perturbação nos poderá causar a variedade e instabilidade da vida humana se nós estivermos firmes perante a instabilidade? 
Apressa-te a viver, caro Lucílio, imagina que cada dia é uma vida completa. Quem formou assim o seu carácter, quem quotidianamente viveu uma vida completa, pode gozar de segurança; para quem vive de esperanças, pelo contrário, mesmo o dia seguinte lhe escapa, e depois vem a avidez de viver e o medo de morrer, medo desgraçado, e que mais não faz do que desgraçar tudo."

Séneca

"Cartas a Lucílio"

























"It is necessary now that I should tell what manner of man I am. My name, it matters not, nor any other outward detail particular to me. Of my character aught must be said.
The whole constitution of my spirit is one of hesitancy and of doubt. Nothing is or can be positive to me; all things oscillate round me, and I with them, an uncertainty unto myself. All for me is incoherence and change. All is mystery and all is meaning. All things are `unknown´ symbolic of the Unknown. Consequently horror, mystery, over-intelligent fear.
By my own natural tendencies, by the surroundings of my earliest life, by the influence of studies undertaken under the impulse of them (these very tendencies), by all this I am of the internal species of character, self-centred, mute, not self-sufficing but self-lost. All my life has been one of passiveness and of dream. All my character consists in the hatred, in the horror of, in the incapacity pervading all that is me, physically and mentally, for decisive acts, for definite thoughts. I had never a resolution born of a self-command, never an external betraying of a conscious will. My writings were none of them finished; new thoughts intruded ever, extraordinary, inexcludable associations of ideas bearing infinity for term. I cannot prevent my thought's hatred of finish; about a single thing ten thousand thoughts, and tenthousand inter-associations of these ten thousand thoughts arise, and I have no will to eliminate or to arrest these, nor to gather them into one central thought, where their unimportant but associated details may be lost. 
They pass in me; they are not my thoughts, but thoughts that pass through me. I do not ponder, I dream; I am not inspired, I rave. I can paint, but I have never painted; I can compose music, but I have never composed. Strange conceptions in three arts, lovely strokes of imagining caress my brain; but I let them slumber there till they die, for I have not power to give them their body, to make them things of the world outside.
My character of mind is such that I hate the beginnings and the ends of things, for they are definite points. The idea of a solution being found for problems the highest, the noblest, of science, of philosophy, afflicts me; that aught might be determined of God or of the world horrorizes me. That things of most moment should be accomplished, that men should one day all be happy, that a solution might be found to the ills of society, even in its conception maddens me. Yet I am not evil nor cruel; I am mad and that as it is difficult to conceive.
Though I have been a reader voracious and ardent, yet I remember no book that I have read, so far were my reading states of my own mind, dreams of my own, nay, provocations of dreams. My very memory of events, of external things is vague, more than incoherent. I shudder to think how little I have in mind of what my past life has been. I, the man who holds that today is a dream, am less than a thing of today."



Fernando Pessoa



































t.





































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