Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

Hiding behind a life...












  Hiding  

  behind a life...  



































































  Pode a mente bruta
 se tornar sensível?  

Ouçam a pergunta, o significado por trás das palavras. 
Pode a mente bruta se tornar sensível?
Se eu digo que a minha mente é bruta e tento torná-la sensível, o próprio esforço para se tornar sensível é brutalidade.
Por favor, vejam isto.
Não fiquem intrigados, mas olhem.
Por outro lado, se reconheço que sou bruto sem querer mudar, sem tentar tornar-me sensível, se começo a compreender o que a brutalidade é, observá-la na minha vida, dia após dia, o modo voraz de comer, a rudeza com que trato as pessoas, o orgulho, a arrogância, a grosseria dos meus hábitos e pensamentos, essa própria observação transforma o que é.
Do mesmo modo, se sou estúpido e digo que devo me tornar inteligente, o esforço para ficar inteligente é apenas uma forma maior de estupidez; porque o importante é compreender a estupidez.
Por mais que eu possa tentar me tornar inteligente, a minha estupidez permanecerá.
Eu posso adquirir o verniz superficial da aprendizagem, posso citar livros, repetir passagens de grandes autores, mas, basicamente, ainda serei estúpido.
Mas, se eu vejo e compreendo a estupidez quando ela se expressa na minha vida quotidiana, como me comporto frente ao meu empregado, como considero o meu vizinho, o homem pobre, o homem rico, o funcionário, então essa própria consciência provoca a dissolução da estupidez.


J. Krishnamurti
“The Book of Life”

































      A verdade é uma terra sem caminho   

TITO COLAÇO
XXVI _ X _ MMXIV









0 comentários:

Enviar um comentário