O tempo e o
observador...
O texto de Daniel Dennett (n.
1942) que aqui se apresenta, de co-autoria com Marcel Kinsbourne, é bem o
exemplo de uma abordagem filosófica do conceito de consciência que não dispensa
o recurso às entidades e aos métodos das ciências experimentais, nomeadamente
da psicologia.
Contudo, não é uma aceitação passiva das mesmas, na medida em
que são trabalhados dentro das ciências (sobretudo de B. Libet) que, quando
analisados criticamente, permitem uma reformulação de teorias e de modelos.
Em
"O Tempo e o Observador: O Onde e o Quando da Consciência no Cérebro"
de 1992, Dennett e Kinsbourne criticam o modelo cartesiano da consciência (o
Teatro Cartesiano) segundo o qual a consciência é uma espécie de espectáculo
que se oferece ao sujeito experienciador, e apresentam como alternativa a este
modelo aquilo que eles chamam o Modelo das Versões Múltiplas. Segundo este
modelo, não há qualquer meta final para a apresentação da consciência numa
versão final canónica, mas sim um constante fluir de experiências em estados
diferentes de montagem por parte dos diversos componentes do sistema de
"edição/montagem".
Assim, os fenómenos de cor phi e daquilo que eles
chamam "o coelho cutâneo" (a sensação de um coelho a saltar ao longo
do braço) deixam de aparecer como fenómenos anómalos que põem em causa a lei da
causalidade que estabelece que as causas precedem sempre os seus efeitos.
As múltiplas
versões são revistas e montadas de acordo com dois princípios da representação
de propriedades temporais (que têm de se distinguir das propriedades temporais
das representações), a saber, as revisões orwelliana e estalinesca.
O Tempo e
o Observador:
O Onde e o Quando da Consciência no Cérebro
Daniel C.
Dennett & Marcel Kinsbourne
Não tenho
a certeza se os outros não me conseguem ver ou se, uma fracção de segundo após
o meu rosto interferir com o seu horizonte, uma milionésima de segundo após terem
pousado o seu olhar em mim, eles começam já a varrer-me da sua memória:
esquecido antes de chegar a ser o pobre, triste arcanjo de uma recordação.
Ariel
Dorfman, Máscara, 1988
Quando os
avanços científicos vão contra as intuições do “senso comum”, as ideias a
que nos
habituámos subsistem frequentemente, não só para além da sua utilidade ultrapassada,
mas até mesmo confundindo os cientistas cujas descobertas as deviam ter destronado.
Identificamos aqui um erro de pensamento omnipresente que tem origem precisamente
numa tal fidelidade despropositada a quadros habituais, facilmente demonstrável
com exemplos retirados de trabalhos recentes nas áreas da psicologia e das neurociências.
Embora
este seja um texto “teórico”, dirige-se especialmente àqueles que pensam,
erroneamente, que não têm teorias e que nem precisam delas. Mostramos como factos
incontestáveis acerca das propriedades espacio-temporais de acontecimentos que envolvem
transmissão de informação no cérebro nos obrigam a abandonar todo um conjunto de intuições
profundamente enraizadas acerca da “corrente de consciência” e da sua relação
com acontecimentos com lugar no cérebro.
(...)
Onde quer
que haja uma mente consciente, há um ponto de vista. Uma mente consciente
é um observador que recebe a informação disponível numa determinada sequência (mais
ou menos) contínua de tempos e lugares no universo. Uma mente é, pois, um centro de subjectividade,
uma coisa que é como ser algo (Farrell 1950; Nagel 1974). O como é ser essa coisa determina-se parcialmente por aquilo de que dispomos para ser observado ou experienciado ao longo da trajectória através do espaço-tempo desse ponto de vista em movimento o qual, no fim de contas, não passa disso: um ponto.
Por exemplo, a dissociação surpreendente entre o som de fogos-de-artíficio distantes e o seu aparecimento explica-se pelas diferentes velocidades de transmissão do som e da luz, os quais chegam ao observador (àquele
ponto) em momentos diferentes, apesar de terem partido da mesma fonte ao mesmo
tempo.
Mas se perguntarmos onde é que se situa exactamente esse ponto de vista
no cérebro, as suposições simples que funcionam tão bem a escalas maiores de
espaço e de tempo caem por terra.
Hoje é mais do que evidente que não há nenhum
ponto no cérebro onde toda a
informação
convirja, e isto traz consigo algumas consequências que estão longe de ser evidentes.
A luz
viaja muito mais rapidamente do que o som, tal como o exemplo dos fogos-de
artifício no-lo recorda, mas o cérebro leva mais tempo a processar estímulos
visuais do que a processar
estímulos auditivos.
Como Pöppel (1985/1988) mostrou, graças a estas diferenças
compensatórias, o “horizonte de simultaneidade” é de cerca de 10 metros:
a luz e o som que partem de um mesmo ponto situado a cerca de 10 metros dos
órgãos dos sentidos do observador produzem respostas neuronais “disponíveis a
nível central” ao mesmo tempo. Será que podemos tornar este número mais exacto?
Existe um problema. O problema não é somente a medição das distâncias entre o
acontecimento exterior e os órgãos dos sentidos, ou das velocidades de
transmissão nos vários meios, ou ainda a consideração de diferenças individuais.
O problema mais importante é decidir o que havemos de considerar como sendo a
“meta de
chegada” no cérebro.
Pöppel obteve os seus resultados pela comparação de medições
comportamentais: tempos de reacção médios (premir botões) a estímulos auditivos
e visuais. A diferença vai de 30 a 40 milissegundos, o tempo que o som leva a
percorrer aproximadamente 10 metros (o tempo que a luz leva a percorrer 10
metros só infinitesimalmente
é diferente de zero). Pöppel usou uma meta de chegada periférica — o comportamento
externo — mas a nossa intuição natural é de que a experiência da luz e
do som ocorre entre o momento em que as vibrações atingem os nossos
órgãos dos sentidos e o momento em que premimos o botão para assinalar essa
experiência. E isso passa-se algures centralmente, algures no cérebro
nos trajectos excitados entre o órgão sensorial e os músculos que movem o dedo.
Aparentemente, se pudéssemos indicar com exactidão onde a
experiência ocorreu, poderíamos inferir
com exactidão quando ela ocorreu. E vice-versa: se pudéssemos
dizer com
exactidão quando é que ela aconteceu, poderíamos inferir onde é que no cérebro
a experiência consciente se localizou.
Esta
imagem do modo como a experiência se deve localizar no cérebro é uma
extrapolação
natural do facto familiar e inquestionável de que para intervalos de tempo a
uma macro escala podemos de facto ordenar acontecimentos nas categorias de
“ainda não observado” e “já observado”, localizando o observador e
traçando os movimentos dos transmissores da informação com relação a
esse ponto. Mas quando pretendemos aplicar este método à explicação de
fenómenos envolvendo intervalos muito curtos, deparamo-nos com
uma
dificuldade lógica: se o “ponto” de vista do observador se estende por
um volume
bastante
extenso no cérebro do observador, o seu próprio sentido subjectivo de sequência
e simultaneidade devem ser determinados por outra coisa qualquer que não
uma “ordem de
chegada”
única, porque a ordem de chegada permanece incompletamente definida até
especificarmos
o destino em causa.
Se A vence
B numa meta de chegada, mas B vence A numa outra meta, qual dos resultados fixa
a sequência subjectiva na consciência (cf. Minsky 1985, p. 61)? Qual o ponto ou
quais os pontos de “disponibilidade central” que “contariam” como um
determinador de ordem experienciada, e porquê?
Tomemos a
evolução temporal do processamento normal da informação visual.
Estímulos
visuais desencadeiam séries de ocorrências no córtex, as quais gradualmente
produzem
conteúdos de especificidade crescente. Em diferentes momentos e em diferentes áreas,
várias “decisões” são tomadas ou “juízos” são feitos: dito de forma mais
literal, partes do cérebro entram em estados que respondem diferencialmente a
diferentes características, por exemplo, primeiramente um mero começo do
estímulo, depois a forma, mais tarde a cor (num
trajecto diferente), o movimento e, por fim, o reconhecimento do objecto. É
tentador supor que
deve haver algum sítio no cérebro onde “tudo se junta” numa representação ou
exibição multimodal que determina definitivamente o conteúdo da
consciência experiente em, pelo menos, este sentido: as propriedades temporais
das ocorrências com lugar nesse ponto específico da representação determinam as
propriedades temporais — de sequência, simultaneidade e tempo real do início,
por exemplo — da “corrente de consciência” subjectiva. Esta é a forma errada de
pensar que queremos mostrar. Onde é que tudo “se junta”? A
resposta, propomos, é: em lugar nenhum. Alguns dos estados com conteúdo distribuídos
pelo cérebro extinguem-se num curto espaço de tempo, não deixando quaisquer marcas.
Outros há que deixam marcas nos relatos verbais posteriores de experiência e de
memória, na “prontidão semântica” (“semantic readiness”) e noutras
variedades da estrutura perceptiva, em estados emocionais, em disposições
comportamentais, e por aí fora. Alguns
destes
efeitos — por exemplo, influências em relatos verbais posteriores — são pelo
menos
sintomáticos
de consciência. Mas não há nenhum lugar no cérebro pelo qual todas estas cadeias
causais tenham que passar para depositarem os seus conteúdos “na consciência”
(ver ainda Damásio 1989).
O cérebro
tem que ser capaz de “ligar” ou “correlacionar” e “comparar” vários
conteúdos
discriminados separadamente, mas os processos que levam a cabo estas unificações
são eles próprios distribuídos, não se encontrando todos juntos num qualquer
ponto central de decisão e, como resultado, o “ponto de vista do observador” é
espacialmente “espalhado”. Se os cérebros computassem a uma velocidade próxima
da velocidade da luz, tal como os computadores o fazem, esta distribuição
espacial seria insignificante. Mas, dadas as velocidades relativamente lentas
de transmissão e de computação dos neurónios, a distribuição espacial dos
processos cria um “espalhamento” temporal importante —
chegando,
como veremos, a algumas centenas de milissegundos — tendo em conta os valores
da qual as
suposições normais do senso comum acerca da correcção temporal e da chegada ao observador
têm que ser substituídas. Para muitas tarefas, a capacidade humana para fazer
discriminações de ordem temporal diminui até dar lugar ao puro acaso quando a
diferença no
momento de
início é da ordem dos 50 milissegundos (dependendo das condições do
estímulo),
mas este limiar variável é o resultado de interacções complexas e não um limite
básico da
capacidade do cérebro para fazer os juízos de ordem especializados necessários
na interpretação e coordenação de fenómenos perceptivos e motores. Precisamos
de outros princípios para explicar as maneiras como a ordem temporal
subjectiva se constitui, especialmente
em casos em que o cérebro tem que lidar com sequências rápidas nos limites das suas capacidades
de resolução temporal. Como de costume, o desempenho do cérebro quando
posto sob pressão fornece pistas importantes relativas aos seus modos gerais de
funcionamento.
Descartes,
o primeiro (1662) a pensar a sério acerca do que deve passar-se dentro do
corpo do
observador, concebeu uma ideia tão aparentemente natural e atraente que
influenciou
desde então a nossa forma de pensar acerca da consciência e nos permitiu adiar enfrentarmos
as aporias — até agora. Descartes concluiu que o cérebro tinha de facto um
centro: a glândula pineal, que servia como via de acesso à mente consciente.
Este era o único órgão no cérebro que se encontrava no meio, em vez de
emparelhado, com versões esquerda e direita. A glândula pineal parecia ser
diferente e, visto que a sua função era na época bastante inescrutável (e
continua a sê-lo), Descartes atribuiu-lhe um papel: para que uma pessoa se tornasse
consciente de algo, mensagens dos sentidos tinham que chegar a esta central,
onde ela de
imediato causava uma interacção especial — na verdade, mágica — entre o cérebro
material do indivíduo e a mente imaterial. Quando a mente consciente decidia
então agir fisicamente, enviava uma mensagem de volta “para” o corpo via a
glândula pineal. A glândula pineal é, pois, como um teatro no qual se exibe
informação para estudo por parte da mente.
A visão de
Descartes do papel da glândula pineal como o torniquete da consciência
(podemos
chamar-lhe o gargalo cartesiano) está irremediavelmente errada. Os problemas
que o dualismo interaccionista de Descartes enfrenta, com a sua interacção sistematicamente
inexplicável entre o domínio do material e o domínio postulado do imaterial, já
eram tomados em consideração no tempo de Descartes, e séculos de reflexão mais
não fizeram que endurecer o veredicto: a ideia do Fantasma na Máquina, como
Ryle (1949) a ridicularizou, é uma solução inviável para os problemas da mente.
Mas, embora o materialismo de vários tipos seja hoje uma posição aceite quase
por unanimidade,2 até mesmo os materialistas mais sofisticados hoje em dia se
esquecem frequentemente que, assim que a fantasmagórica res cogitans cartesiana
é posta de lado, deixa de haver um papel para uma via de acesso centralizada
ou, já agora, para qualquer centro funcional para o cérebro. O cérebro é
ele próprio o Quartel-general, o ponto onde se encontra o observador final, mas
é um erro acreditar que o cérebro possui outros quartéis-generais mais
profundos, um qualquer santuário interior,
a chegada ao qual é a condição necessária ou suficiente para a experiência consciente.
Chamemos materialismo
cartesiano a esta ideia de um tal ponto centrado no cérebro,
visto que
é a perspectiva a que se chega quando se põe de lado o dualismo de Descartes
sem se eliminar a imagem que lhe está associada de um teatro central (mas
material) onde “tudo se junta”. Uma vez explicada, é óbvia que esta é uma má
ideia, não só porque, como uma questão de facto empírica, nada na neuroanatomia
funcional do cérebro sugere um tal ponto de encontro geral, mas também porque
postular um tal centro seria aparentemente o primeiro passo numa
regressão ao infinito de homúnculos demasiado poderosos. Se todas as tarefas que
Descartes atribuiu à mente imaterial têm que ser assumidas por um subsistema
“consciente”, a sua própria actividade terá que ser ou sistematicamente
misteriosa, ou decomposta na actividade de subsistemas paralelos que começam a
duplicar as tarefas das partes “não conscientes” de todo o cérebro. Quer alguém
defenda ou não explicitamente o materialismo cartesiano, algumas suposições
omnipresentes da teorização contemporânea pressupõem esta perspectiva dúbia.
Nós mostramos que a imagística persuasiva do Teatro Cartesiano, na sua forma
materialista, continua a reafirmar-se sob diversas roupagens e por uma
variedade de razões aparentemente convincentes. Pensar nos seus termos não é
seguir um atalho inofensivo; é um mau hábito. Uma das suas implicações mais
sedutoras é a suposição de que uma distinção pode sempre ser
estabelecida entre “ainda não observado” e “já observado”. Mas, como acabámos
de defender, esta distinção não pode ser estabelecida quando descemos à
escala que nos coloca dentro dos limites da extensão espacio-temporal na qual
se realizam as várias discriminações. Dentro deste “ponto de vista” alargado,
distinções espaciais e temporais perdem o sentido que têm em contextos mais latos.
Podemos
ver melhor as características fundamentais do modelo do Teatro Cartesiano contrastando-o
com a alternativa que propomos, o modelo das Versões Múltiplas: Todas as
operações perceptivas e, já agora, todas
as operações de pensamento e de acção, se realizam através de processos
multipistas de interpretação e de elaboração que ocorrem num espaço de tempo de
centenas de milissegundos, tempo durante o qual podem ocorrer várias adições, incorporações,
correcções e sobreposições de conteúdo, em várias ordens. As detecções ou as
discriminações de propriedades têm que ser feitas uma só vez. Isto é,
uma vez feita uma “observação” localizada, especializada, o conteúdo de
informação assim fixado não tem que ser enviado para um outro lugar qualquer
para ser rediscriminado por um qualquer disciminador “mor”. Por outras
palavras, não leva a uma re-presentação da propriedade já discriminada
para o uso da audiência no Teatro Cartesiano. O modo como uma discriminação
localizada contribui para o estado dominante do cérebro (e logo para a
consciência)
e o efeito que ela tem nele pode mudar de um momento para o outro, dependendo
da restante actividade no cérebro. Versões da experiência podem ser revistas a uma
grande velocidade e nenhuma delas é mais correcta do que as outras. Cada uma
delas reflecte a situação no momento em que é criada. Estas fixações de
conteúdo distribuídas espacial e temporalmente são elas próprias precisamente
localizáveis no espaço e no tempo, mas os seus momentos de início não determinam
o início da consciência do seu conteúdo.
Trata-se
sempre de uma questão em aberto saber se um qualquer conteúdo específico assim discriminado
chegará a aparecer como um elemento na experiência consciente. Estas
discriminações
de conteúdo distribuídas produzem, com o passar do tempo, algo como uma corrente
ou sequência narrativa sujeita a revisões contínuas por muitos processos
distribuídos pelo cérebro e que continuam indefinidamente no futuro (cf. o modelo
de Calvin [1990] da consciência como “rotação de cenários” (“scenario-spinning”).
Esta corrente de consciência só é algo como uma narrativa devido à sua
multiplicidade; a cada instante há múltiplas “versões” de fragmentos narrativos
em diferentes estádios de “montagem” em diferentes
partes do
cérebro. Sondar esta corrente a diferentes intervalos produz efeitos
diferentes, provoca diferentes relatos narrativos por parte do sujeito. Se
adiarmos a sondagem por demasiado tempo (por exemplo, uma noite inteira) o
resultado pode bem ser não haver qualquer narrativa — ou então haver uma
narrativa que foi digerida ou “reconstruída racionalmente” ao ponto de a sua
integridade ser mínima. Se se efectuar a sondagem “demasiado cedo”, pode-se
recolher dados acerca da rapidez com que se realiza uma determinada
discriminação na corrente, mas isto ao preço de perturbar o progresso normal da
corrente. Mais importante, o modelo das Versões Múltiplas evita o erro tentador
de supor que
deve haver
uma única narrativa (a versão “definitiva” ou “publicada”) que é canónica — que
representa a verdadeira corrente de consciência do sujeito, quer o
investigador (ou até mesmo o sujeito) consiga ter acesso a ela quer não.
Os pontos
principais em que este modelo difere do modelo tácito rival do Teatro
Cartesiano
podem ser resumidos:
1.
Discriminações localizadas não são percursores de re-presentações do
conteúdo
discriminado
por um discriminador mais central.
2. As
propriedades objectivas temporais de estados discriminatórios podem ser
determinadas,
mas não
determinam propriedades temporais da experiência subjectiva.
3. A
“corrente de consciência” não é uma narrativa única, definitiva. É uma
corrente em
paralelo
de conteúdos contraditórios em constante revisão, não sendo possível eleger
nenhum
dos seus
fios narrativos como canónico — como a versão verdadeira da experiência
consciente.
Extracto
de D.C. Dennett & M. Kinsbourne, “O Tempo e o Observador”
Os autores
gentilmente concederam permissão para a tradução e publicação deste texto, originalmente
publicado em 1992 na revista Behavioral and Brain Sciences.
Tradução
de Luís Augusto (reservados os direitos desta tradução)
TITO COLAÇO
XI _ X _
MMXIV
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