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quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Ipsa scientia...















Ipsa scientia...







Se não tivesse havido em todos os tempos uma maioria de homens para fazer depender o seu orgulho, o seu dever, a sua virtude da disciplina do seu espírito, da sua “razão”, dos amigos do “bom senso”, para se sentirem feridos e humilhados pela menor fantasia, o menor excesso da imaginação, a humanidade já teria naufragado há muito tempo.
A loucura, o seu pior perigo, não deixou nunca, com efeito, de planar por cima dela, a loucura prestes a estalar... quer dizer a irrupção da lei do bom prazer em matéria de sentimento de sensações visuais ou auditivas, o direito de gozar com o jorro do espírito e de considerar como um prazer a irrisão humana.
Não são a verdade, a certeza que estão nos antípodas do mundo dos insensatos, é a crença obrigatória e geral, é a exclusão do bom prazer no ajuizar.
O maior trabalho dos homens foi até agora concordar sobre uma quantidade de coisas, e fazer uma lei desse acordo,... quer essas coisas fossem verdadeiras ou falsas.
Foi a disciplina do espírito que preservou a humanidade,... mas os instintos que a combatem são ainda tão poderosos que em suma só se pode falar com pouca confiança no futuro da humanidade.






Friedrich Nietzsche
“A gaia ciência”






























Ter suficiente domínio sobre si mesmo para julgar os outros em comparação consigo e agir em relação a eles como nós quereríamos que eles agissem para connosco é o que se pode chamar a doutrina dahumanidade; nada há mais para além disso.
Se não se tem um coração misericordioso e compassivo, não se é um homem; se não se têm os sentimentos da vergonha e da aversão, não se é um homem; se não se têm os sentimentos da abnegação e da cortesia, não se é um homem; se não se tem o sentimento da verdade e do falso ou do justo e do injusto, não se é um homem.
Um coração misericordioso e compassivo é o princípio da humanidade; o sentimento da vergonha e da aversão é o princípio da equidade e da justiça; o sentimento da abnegação e da cortesia é o princípio do convívio social; o sentimento do verdadeiro e do falso ou do justo e injusto é o princípio da sabedoria.
Os homens têm estes quatro princípios, do mesmo modo que têm quatro membros.




Confúcio
“A sabedoria de Confúcio”
                                       

































































Seeing a world cast in shadow
Seeing it all waste away
I am a flower fading
The last and none, none to come

I will live my life through the cleansing
I will bear witness to all
I'm gonna pray for us
For what's left behind, for our broken heart

The end of days is drawing near
So the rain will fall like tears
But the dusk of life will be the dawn
And the circle will be drawn again

Here is the wind, can you hear it?
Singing the song of rebirth
The song of you and me
The song that marks the new beginning

The end of days is drawing near
So the rain will fall like tears
But the dusk of life will be the dawn
And the circle will be drawn again

Yeah, the end of day come closer
What's left behind for us?
I want to know

The end of days is finally here
And the rain will fall like tears
So the dusk of life will be the dawn
And the circle will be drawn

The circle will be drawn again, again, yeah
The end of days, coming your way, yeah



Ride the Sky
 “The end of days”


















From my village I see as much in the Universe as you can see from earth...
So my village is as big as any other land
Because I’m the size of what I see,
Not the size of my height...

In the cities life is smaller
Than here in my house on top of this hill.
In the city the big houses shut your sight with a key,
Hide the horizon, push your eyes far away from all the sky,
Make us smaller because they take away what our eyes can give us,
And make us poor because our only wealth is seeing.






Alberto Caeiro
“The keeper of flocks”
(Poem VII)




































Tito Colaço


I _ I _ MMXV


                           














































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