Non-Dualism
& Conflict…
The conflict of duality...
The conflict of duality...
Estar
preso no processo de se tornar, de aquisição, e perceber a sua luta e dor, o
desejo de sair disto dá origem ao conflito de dualidade.
O ganho
sempre engendra o medo, e o medo gera o conflito dos opostos, a superação do
que é, e transformar isto no que é desejado.
Um oposto
não contém o germe do seu próprio oposto?
A virtude
é o oposto do vício?
Se for,
então deixa de ser virtude.
Se a
virtude é o oposto do vício, então virtude é resultado do vício.
A beleza
não é a negação do feio.
A virtude
não tem oposto.
A
ganância não pode nunca se tornar não-ganância, assim como a ignorância não
pode se tornar iluminação.
Se
iluminação é o oposto de ignorância, então não é mais iluminação.
Ganância
é ainda ganância quando tenta se tornar não-ganância, porque o próprio movimento
de “tornar-se” é ganância.
O
conflito dos opostos não é o conflito de diferentes, mas de desejos em mudança
e oposição.
O
conflito só existe quando o que é, não é compreendido.
Se
pudermos compreender o que é, então não existe o conflito do seu oposto.
O que é,
só pode ser compreendido pela consciencialização sem escolha, na qual não há
condenação, justificação, nem identificação.
JK: - A religião não é separada da vida, pelo contrário, ela é a
própria vida. É esta divisão entre religião e vida que gerou toda a miséria que
existe neste domínio. Assim voltamos à questão básica de se é possível na vida
quotidiana viver num estado, que por ora, vamos chamar de iluminação?
Pergunta: Mas, eu ainda não sei o que quer dizer com iluminação...
JK: - É um estado de negação. Negação é a acção mais positiva, não
afirmação positiva. Esta é uma coisa muito importante de se entender. A maioria
de nós aceita muito facilmente o dogma positivo, um credo positivo, porque
queremos estar seguros, pertencer, estar apegados, depender. A atitude positiva
divide e provoca dualidade. O conflito então começa entre esta atitude e
outras. Mas a negação de todos os valores, de toda a moralidade, todas as
crenças, não ter fronteiras, não pode estar em oposição com coisa alguma. Uma
afirmação positiva na sua própria definição separa, e separação é resistência.
Estamos
acostumados a isso, este é o nosso condicionamento. Negar tudo isto não é
imoral, pelo contrário, negar toda a divisão e resistência é a mais alta
moralidade. Negar tudo isso que o homem inventou, negar todos os seus valores,
ética e deuses, é estar num estado da mente em que não há dualidade,
consequentemente não há resistência ou conflito entre opostos. Neste estado não
há opostos, e este estado não é o oposto de alguma outra coisa.
Pergunta: Então como sabe o que é bom e o que é mau? Ou não existe bom e
mau? Como me prevenir do crime ou até de um assassinato? Se não tenho padrões,
o que me previne, sabe Deus, de que tantas aberrações?
JK: - Negar tudo isto é negar a própria pessoa. E a pessoa é a
entidade condicionada que continuamente vai ao encalço de um bem condicionado.
Para a maioria de nós, a negação parece um vácuo, porque conhecemos a actividade
apenas na prisão do nosso condicionamento, medo e miséria.
A partir
daí olhamos a negação e a imaginamos como algum estado terrível de esquecimento
ou vazio. Para o homem que negou todas as afirmações da sociedade, religião,
cultura e moralidade, o homem que está ainda na prisão do conformismo social é
um homem de sofrimento. Negação é o estado de iluminação, que funciona em todas
as actividades do homem que está livre do passado.
É o
passado, com a sua tradição e autoridade, que tem que ser negado. Negação é a liberdade,
e é o homem livre que vive, ama, e sabe o que significa morrer.
Jiddu Krishnamurti
“Freedom, Love and Action - Eight conversations”
"Conflict of
any kind: physically, psychologically, intellectually; is a waste of energy.”
"Most of us are brought up to struggle, to make effort. When we are at school, that is the first thing that we are taught: to make an effort.
"Most of us are brought up to struggle, to make effort. When we are at school, that is the first thing that we are taught: to make an effort.
And that
struggle, that effort is carried throughout life.
To be good you
must struggle, you must fight e...vil, you must resist, control.
So,
educationally, sociologically, religiously, human beings are taught to
struggle.”
"You are told that to find God you must work, discipline, do practice, twist and torture your soul, your mind, your body, deny, suppress; that you must not look; that you must fight, fight, fight at that so-called spiritual level which is not the spiritual level at all...”
"The conflict between "I should" and "I should not" , "I must" and "I must not" .
"You are told that to find God you must work, discipline, do practice, twist and torture your soul, your mind, your body, deny, suppress; that you must not look; that you must fight, fight, fight at that so-called spiritual level which is not the spiritual level at all...”
"The conflict between "I should" and "I should not" , "I must" and "I must not" .
Once having
created duality, conflict is inevitable.
So one has to
understand this whole process of duality: not that there is not man and woman,
green and red, light and darkness, tall and short; all those are facts.
But in the effort
that goes into this division between the fact and the idea, there is the waste
of energy."
Jiddu Krishnamurti
“The book of
life”
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