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terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Voluntas...















Voluntas...



















A vontade é apenas a consciência de um movimento do nosso espírito em relação e em direcção ao exterior, ao qual corresponde um movimento centrífugo no nosso sistema nervoso.
Ora, já lhe provei que a qualquer movimento no espaço corresponde uma idealização no tempo; portanto a esse movimento centrífugo deve corresponder uma idealização centrífuga.
A isso chamamos nós vontade.
— "O sentimento e a vontade", continua o Professor Serzedas, "são os resultados materiais do indivíduo ser limitado como pensamento. Como a ferrugem ataca o ferro inusado, assim o sentimento e a vontade são as consequências naturais de sermos cada um de nós um pensamento limitado."
— "Mas", objectei, "nesse caso porque é que nós, sendo mais pensamento do que por exp., um átomo, temos mais sentimento e vontade — e não menos, como seria de esperar, sendo as coisas como o Professor diz."
— "Porque, meu caro amigo, dentro do número quanto maior um número é, mais número é sem dúvida, mas tão longe do infinito está o menor como o maior número. De modo que não tendo nós vantagem alguma sobre o átomo em absoluto , o que somos é mais complexamente limitados do que ele, donde segue que mais complexa e completamente devemos apresentar o sentimento e a vontade, estigmas da limitação. Compreende?"
— "Perfeitamente, perfeitamente."
— "O caso é o seguinte: o átomo ocupa por exemplo na escala dos seres, o lugar três e um homem o lugar dois milhões. Ora 3 está mais perto, por assim dizer, de zero onde, idealmente, a escala principia, como idealmente acaba em infinito. 
Ora, como já lhes provei, este zero é outro modo de dizer infinito, de modo que 3 está ao mesmo tempo mais perto e mais longe (por assim dizer) do infinito do que 2 milhões, isto é, nós; é mais e menos pensamento do que nós somos. Analisando de perto as naturezas comparadas, nossa e a do átomo, ver-se-á como as partes concordam connosco. É sempre a concordância do real com o pensamento. Assim vemos que o átomo concebe, deve por força conceber, o universo como uma coisa vaga, vazia, irreal. Ora aqui está no que o átomo é mais pensamento do que nós, em que Deus está mais visível no átomo do que em nós; para ele sem dúvida que o mundo é irreal. Assim o mais baixo para o pensamento corresponde-se com o mais alto.
 Para nós o mundo existe muito mais realmente do que para o átomo; o que quer dizer que pensamos mais.
A identidade dos contrários — vê-se meus amigos — não é uma palavra vã. É preciso, porém, só saber interpretá-la.
Por que é, por exemplo, que o materialismo extremo — aquele que nem a ideia de causa deixa de pé — se confunde com o idealismo extremo?
Porque produz o Hegelianismo, materialistas complexos e completos?
Repare-se que a evolução do mundo é uma evolução em complexidade.
A nossa diversidade do átomo é em complexidade; isto é material. A evolução deve ser rectilínea em pensamento.

*

— "Reflectindo bem", continua o professor Serzedas, "não há sentimento nem vontade. Porque o essencial para que os haja é que delas haja de algum modo consciência. Implicam-na. Logo, se lhes é basilarmente necessária a consciência, como a todo o facto psíquico, segue, meus caros amigos, que são apenas como qualquer coisa do mundo externo, dados da percepção.
 Da percepção interna, direis, e portanto, não da percepção propriamente. Demoremo-nos aqui; há aqui que analisar.
O sentimento e a vontade são a consciência de movimentos ou centrípetos (sentimentos) ou centrífugos (vontade): eis tudo. 
Ora, para que cada um de nós possa ter essa consciência é preciso que a tenha em si só como indivíduo, isto é, como sendo aquela percepção, sua e não de outro.
Resulta daqui que se dá uma limitação da consciência, e o sentimento meu, não é senão o sentimento de nós como consciências parciais, limitadas, imperfeitas, (números). 
É evidente que esta consciência de si, como limitado deve dar qualquer coisa de novo ao psiquismo.
De mais a mais o sentir uma realidade dentro de nós.
Deus não sente nem quer, mas sente e quer porque em nós quer e sente, limitado em nós.

*

— "O antropomorfismo", disse eu.
— "O antropomorfismo", replicou o professor, "tem isto de errado: que não considera que o que nós chamamos sentimento e vontade não são coisa que Deus possa ter, nem sequer concebido como personalidade. Sentimento e vontade são faculdades que só um ser limitado, inabsoluto pode ter. Somos, não o pensamento
— isso Deus é, para com o mundo, em relação ao mundo — mas fragmentos de pensamento, formas de pensar, números na série das formas de conceber.
Do facto de sermos limitadamente pensamento (porque cada número é limitado) vem que, como não podemos ter uma concepção total e integral do mundo, nada podemos, nem criar; pelo que temos de nos esforçar por visionar o que vamos fazer — daí a vontade. 
O pensamento absoluto, totalmente, exclui, porque totalmente inclui e contém, sem obrigatoriamente a conter — a vontade.
Do mesmo modo o sentimento é o resultado de cada um ter o seu mundo, e do esforço da "vontade".
Falar na vontade de Deus, ou em qualquer sentimento de Deus, eis o erro.
Deus concebido por nós (em si não sabemos o que é) é o pensamento absoluto, ou o pensador absoluto. 
A única faculdade nossa que tem que ver com o absoluto, é o pensamento; e a percepção (que é "pensamento", pelas razões que já sabe), a única que concebe uma realidade. Tanto o sentimento como a vontade são individuais.
A única "faculdade" que podemos conceber Deus como tendo, admitindo, ao conceber, que isso é relativamente a nós, é o pensamento.
Uma lei é a exteriorização de um pensamento. É com justiça que se chama leis às ordens dos fenómenos, e leis às que o homem impõe às sociedades. 
Estas são imperfeitas, porque imperfeito é o nosso pensamento; mas é justa a identidade do nome, porque há identidade de causa.







 Pero Botelho 
“O vencedor do tempo - Serzedas”




















































































































































































































































































































































Tito Colaço


XX _ I _ MMXV











































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