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quinta-feira, 21 de abril de 2016

Unconditioning of the mind...







"Não tenho rancor nenhum a quem provocou isto. 
Eu não tenho rancores nem ódios. Esses sentimentos pertencem àqueles que têm uma opinião, ou uma profissão ou um objectivo na vida. Eu não tenho nada dessas coisas. Tenho na vida o interesse de um decifrador de charadas."

Fernando Pessoa






Unconditioning

of the 

 mind...






What is the mind? 
There is the conscious mind and the unconscious mind. The conscious mind is occupied with the everyday duties, it observes, thinks, argues, attends to a job, and so on. But are we aware of the unconscious mind? 


The unconscious mind is the repository of racial instinct, it is the residue of this civilization, of this culture, in which there are certain urges, various forms of compulsion. And can this whole mind, the unconscious as well as the conscious, uncondition itself? 


Now, why do we divide the mind as the conscious and the unconscious? Is there such a definite barrier between the conscious and the unconscious mind? 
Or are we so taken up with the conscious mind that we have never considered or been open to the unconscious? 

And can the conscious mind investigate, probe into the unconscious, or is it only when the conscious mind is quiet that the unconscious promptings, hints, urges, compulsions come into being? 


So the unconditioning of the mind is not a process of the conscious or of the unconscious; it is a total process which comes about with the earnest intention to find out if your mind is conditioned.











Por que somos 
influenciados? 



Na política, como sabem, é o trabalho do político nos influenciar; e todo o livro, todo o professor, todo o guru – quanto mais poderoso, quanto mais eloquente, mais nós gostamos – impõe o seu pensamento, o seu modo de vida, a sua maneira de se conduzir sobre nós.





Então a vida é uma batalha de ideias, uma batalha de influências, e a sua mente é o campo de batalha.







O político quer a sua mente; o guru quer a sua mente; o santo diz, faça isto e não aquilo, e ele também quer a sua mente; e toda a tradição, toda a forma de hábito ou costume influencia, molda, guia, controla a sua mente. Penso que isso é totalmente óbvio. Seria absurdo negá-lo. 
O facto é esse.






















Jiddu Krishnamurti







Se tiver consciência das coisas exteriores – a curva da estrada, a forma de uma árvore, a cor da roupa de outra pessoa, o contorno das montanhas contra o céu azul, a delicadeza de uma flor, a dor estampada na face de um transeunte, a ignorância, a inveja, o ciúme dos outros, a beleza da Terra – então, ao ver todas essas coisas exteriores sem condenação, sem escolha, pode deixar-se levar pela maré da consciência interior. 

Terá então, consciência das suas próprias reacções, da sua própria mesquinhez, dos seus próprios ciúmes. A partir da consciência exterior, chega à interior; mas se não tiver consciência do externo, não poderá chegar ao interno... 


Quando há consciência interior de cada actividade da sua mente e do seu corpo; quando tem consciência dos seus pensamentos, dos seus sentimentos, tanto secretos quanto patentes, conscientes e inconscientes, então desta consciência surge uma clareza que não é induzida, não é construída pela mente.





Jiddu Krishnamurti














t.





































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