Deixar de lado
as barreiras
Como ouve?
Ouve
com as suas projecções, através da sua projecção, através das suas ambições,
desejos, medos, angústias, a escutar apenas o que quer escutar, apenas o que
vai ser satisfatório, o que vai gratificar, o que dará conforto, o que aliviará o seu sofrimento por um momento?
Se ouve
através da barreira dos seus desejos, então, obviamente, ouve a sua própria
voz, está a ouvir os seus próprios desejos.
E
existe alguma outra forma de ouvir?
Não é
importante descobrir como ouvir não só ao que está a ser dito, mas a tudo, ao
ruído das ruas, ao chilrear dos pássaros, ao ruído do eléctrico (tramway), ao
mar agitado, à voz do seu marido, da sua esposa, dos seus amigos, ao choro do
bébé?
Ouvir
tem importância apenas quando não se está a projectar os próprios desejos
através dos quais se escuta.
Pode a
pessoa deixar de lado todas estas barreiras através das quais se ouve, e
realmente ouvir?
J. Krishnamurti
“The book of life”
É
importante saber como ouvir, não só a mim particularmente, mas a qualquer
pessoa.
É
importante saber como ouvir, porque se sabemos ouvir verdadeiramente, alguma
coisa extraordinária acontece connosco, porque então, sem nenhuma tendência,
sem nenhum preconceito, podemos ir até à raiz do assunto imediatamente.
Mas se
lançamos mão de uma porção de argumentos, tramamos conselhos ou contradições
para ver quem está certo e quem não está certo e seguimos com as nossas
próprias idiossincrasias e ideias, então nós realmente não vamos descobrir a
verdade da questão.
Estaríamos
interessados apenas nas nossas conclusões particulares, no nosso próprio ponto
de vista.
Assim, se
me permitem sugerir, é importante que possamos ouvir verdadeiramente porque se
podemos saber como ouvir, a verdade se revelará.
Nós não
precisamos explorar o problema, mas se sabemos como ouvir o canto de um
pássaro, a voz do outro, se podemos ouvir como música, sem nenhuma
interpretação ou tradução, isto definitivamente clareia a mente, assim, do
mesmo modo, se for possível, vamos ouvir com essa intenção, não para refutar ou
para concordar, mas para directamente descobrir a verdade por nós mesmos.
Jiddu Krishnamurti
“Talks in
India 1953”
Sunday morning...
So, you arrive
Slowly this morning
Time goes by
Take my ego
So, you arrive
Silent mornings and solemn days are killing me
So, take my ego
Take my heart
Take my ego
Let it out
Cry in the morning
Cry at night
Crown is only (?)
Worn in the night
Why in the world would we lock in the night?
Crawl in the morn, then to mourn and block out the night
So, take my ego
Take my heart
Take my ego
Let it go
So many people
So many hearts
Cry at night so where you ride
Just let me go
I, I know that the words do come
We should let them flow
Now, I find in a world unkind
I just want my baby, baby, baby
So, take my ego
Take my heart
Take my ego
Let it go
So many people
So many hearts
Cry at night so where you ride
Just let me go
So, take my ego
Take my heart
Take my ego
Let it go
So many people
So many hearts
Cry in the night so where you ride
Just let me go
Just let it go
Just let me go
Just let it go
Just let it go
Just let it go
So, you arrive
Slowly this morning
Time goes by
Take my ego
So, you arrive
Silent mornings and solemn days are killing me
So, take my ego
Take my heart
Take my ego
Let it out
Cry in the morning
Cry at night
Crown is only (?)
Worn in the night
Why in the world would we lock in the night?
Crawl in the morn, then to mourn and block out the night
So, take my ego
Take my heart
Take my ego
Let it go
So many people
So many hearts
Cry at night so where you ride
Just let me go
I, I know that the words do come
We should let them flow
Now, I find in a world unkind
I just want my baby, baby, baby
So, take my ego
Take my heart
Take my ego
Let it go
So many people
So many hearts
Cry at night so where you ride
Just let me go
So, take my ego
Take my heart
Take my ego
Let it go
So many people
So many hearts
Cry in the night so where you ride
Just let me go
Just let it go
Just let me go
Just let it go
Just let it go
Just let it go
Devin Townsend
Project
“Take my Ego”
Tito Colaço
VI _ XII _ MMXIV
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